Porto Real: Bernardelli já avista 2020

Ex-prefeito pode disputar vaga de vereador enquanto filha mira a Prefeitura

 

Primeiro prefeito de Porto Real – município instalado em janeiro de 1997 –, Sergio Bernardelli não se deixou vencer pelos anos e continua em atividade política. Sua meta é a eleição da filha Sílvia, médica da rede municipal de saúde, que desde 2012 vem passando raspando. Por pouco ela não derrotou Maria Aparecida Rocha, a Cida, naquele ano, e em 2016 teve 44,08% dos votos apurados. Trabalhando nos bastidores, Bernardelli estaria pretendendo voltar a disputa em 2020, mas por uma vaga na Câmara de Vereadores.

Silvia decidiu entrar para a vida pública em 2008. Vencida pela insistência do pai e concorreu a uma vaga na Câmara de Vereadores e ficou como primeira suplência do PP. Quatro anos depois obteve 5.446 votos, uma votação surpreendente, levando em conta de que Maria Aparecida, a Cida – eleita com 6.015 – era vice do prefeito Jorge Serfiotis e contou com todo o apoio do governo. Em 2016 ela voltou  a disputar a Prefeitura, desta vez enfrentando o próprio Serfiotis, que havia cumprido dois mandatos consecutivos, foi substituído por Cida e mesmo doente buscou o terceiro. Silvia somou 6.342 votos.

Grupo rachado – Pelo que se comenta nos ambientes políticos de Porto Real, 2020 pode ser o ano de Silvia, e a aposta de lideranças locais é a de que o grupo do ex-prefeito Jorge Serfiotis (falecido em 2017) está enfraquecido pela carreira solo do então vice Ailton Marques.

“O Ailton não tinha a menor chance de ascender ao poder. Era um vereador de pouca expressão até ser aceito como candidato a vice pelo grupo de Jorge Serfiotis. Bastou o prefeito morrer para ele romper os compromissos. Depois veio aquela história esquisita, a acusação de tentativa de extorsão que levou um filho (Adriano) de Jorge à prisão. As coisas hoje estão muito diferentes, pois houve um racha, o que enfraquece tanto o grupo de Serfiotis como o próprio Ailton. O que estamos vendo é uma estrada pavimentada aberta para Silvia Bernardelli passar”, diz uma liderança ligada ao grupo serfiotista, que planeja caminhar com Bernardelli.

(Foto:Reprodução)

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.