Mais uma eleição sob suspeita em Paraty: Ministério Público ajuíza ação contra prefeito eleito por compra de votos

A eleição majoritária de 2016 em Paraty foi anulada e a suplementar, realizada no último dia 4, pode ir pelo mesmo caminho. É que o Ministério Público que atua na 57ª Zona Eleitoral ajuizou uma ação de investigação judicial eleitoral “por captação ilegal de voto e abuso de poder econômico” contra o prefeito eleito de Paraty, Luciano Vidal (foto) e seu vice, Valdecir Ramiro.

No processo figura ainda o empresário Ronaldo Freire Carpinelli, apontado como financiador da campanha de Vidal. Ele foi preso em flagrante no dia da eleição por oferecimento de vantagens a eleitores. Segundo a denúncia do MP, “Ronaldo circulou em áreas carentes da cidade, notadamente as comunidades da Ilha das Cobras e Parque Mangueira, distribuindo dinheiro, material de campanha e pagando alimentos e bebidas em troca de votos para a chapa”.

A eleição suplementar aconteceu porque o prefeito Carlos José Miranda, o Casé – declarado eleito em 2016 com uma diferença de apenas cinco votos sobre José Carlos Porto Neto, o Zezé, –  foi cassado por ter usado a máquina administrativa e distribuído títulos de propriedade de terrenos durante a campanha eleitoral em troca de votos. Casé tinha como vice Luciano Vidal, que foi o candidato da máquina administrativa no pleito do último dia 4.

Candidato no pleito suplementar, Zezé perdeu a disputa com 34 votos de diferença, o que para muitos não teria ocorrido se não houvesse oferecimento de vantagens em troca de votos. O empresário preso foi abordado pela fiscalização eleitoral quando se encontrava em frente ao Colégio Municipal Parque da Mangueira.

De acordo com a denúncia formulada, ele estava cercado por eleitores e tinha em seu poder “R$10.947,00 em espécie, um cheque ao portador no valor de R$7.558,00, apontamentos sobre entrega de bens e materiais de construção em diversos bairros da cidade e anotações de contratos firmados por ele com o município de Paraty, governado pelo grupo político de Luciano desde 2012”.

 

Matérias relacionadas:

Grupo do prefeito cassado vence eleição suplementar em Paraty, repetindo o resultado apertado de 2016

Paraty também deverá ter nova eleição para prefeito

TRE cassa mandato do prefeito de Paraty pela segunda vez

TSE confirma cassação do prefeito de Paraty

Envie seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *.